DIÁRIO DA BRUXA

Wicca, Bruxaria e Neopaganismo

sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

RITUAIS DE ANO-NOVO!

 


O ano de 2022 está chegando, e como é tradição, muitas pessoas gostam de fazer simpatias e rituais para atrair sorte e prosperidade no novo ano que se inicia.

É verdade que o calendário Wicca é diferente - nele, o Ano-Novo é comemorado no dia 31 de outubro, quando celebra-se o Samhain no hemisfério norte -, mas grande parte da comunidade pagã gosta mesmo é de comemorar no dia 31 de dezembro, conforme o calendário gregoriano. 

Independentemente de qual calendário a pessoa siga, o dia 31 de dezembro é mundialmente conhecido como o último dia do ano, e costuma-se realizar toda sorte de simpatias e magias para atrair coisas boas e energias positivas na virada do ano.

Eu, particularmente, gosto de comemorar sempre de acordo com o calendário gregoriano, e já tenho planejado meu pequeno ritualzinho de ano-novo, que compartilharei com vocês.

Antes, porém, vamos teorizar um pouquinho. Para que exatamente serve um ritual de ano-novo?


Tipicamente, simpatias e rituais de ano-novo servem para dois propósitos: 1) fazer pedidos; e 2) afastar as energias negativas do ano que passou.

O primeiro ritual talvez seja o mais comum, pois todos desejam algo para o novo ano. Pode ser um emprego, um relacionamento, uma melhora na vida financeira, um filho, uma aprovação no vestibular, a cura de alguma doença, entre diversas outras possibilidades.

Mais importante do que fazer desejos, porém, é afastar toda a energia ruim que se acumulou em nossa vida no ano de 2021. No ano em que houve mais mortes no país em razão da pandemia de Coronavírus, é especialmente importante afastar toda essa bad vibe de morte, doença e sofrimento, e fazer uma boa limpeza energética antes da chegada de 2022. 

Eu, particularmente, planejo fazer uma boa faxina em minha casa (que, por ser grande, já comecei a limpar com uma semana de antecedência), e se der tempo, tirar tudo o que não uso mais e doar para quem necessita. De fato, já tenho uma grande quantidade de objetos separados para doar, e espero me desfazer de todos a tempo.

 Em seguida, vou fazer uma limpeza simbólica com uma vassoura de galhos de eucalipto (dá pra achar facilmente em mercados e barracas de ervas), varrendo tudo (chão, paredes, cantinhos) para afastar qualquer negatividade que possa estar por ali. Também gosto de tocar um sininho pela casa, pois o barulho cristalino e agudo do sino espanta qualquer coisa ruim. Pra quem planeja fazer também esta purificação, imagine uma luz violeta entrando pelos cômodos e purificando tudo, mentalizando esta luz como uma boa lavada de água, que vai tirando e limpando tudo. E pra finalizar, uma boa defumação com as ervinhas de praxe (alecrim, alfazema, arruda, benjoim, guiné e mirra) em cada cômodo. 

Algumas pessoas gostam de tomar um banho com sal grosso, mas eu, particularmente, não aprecio esse tipo de banho. Acho o sal grosso um elemento pesado demais, que só deve ser utilizado quando a pessoa está realmente carregada com algo muito ruim - uma entidade, maldição, praga, ou qualquer outra coisa mais poderosa que não pode ser cortada ou afastada facilmente. Se não for o caso, um banho com uma boa erva de proteção, como a arruda, já está de bom tamanho. 

Os animais de estimação também merecem proteção. Dar um bom banho, pentear, colocar uma roupa bonitinha e passar um pouquinho da defumação de ervas ajudam a tirar a negatividade que o bichinho pode ter acumulado em seu corpo. Gatos merecem atenção especial, pois são os maiores responsáveis por absorver a energia ruim da casa, e devem ter um modo de aterrar toda essa energia. 

A casa já está limpinha, perfumada e purificada? Então, vamos aos rituais de desejos!


O que desejar para o novo ano?

Cada um tem suas prioridades. Para uns, a prioridade é o dinheiro (e com a economia do jeito que está, não dá pra culpar ninguém). Para outros, é o amor, um relacionamento afetivo. Alguns desejam arrumar um emprego ou mudar de ramo, outros querem a aprovação no vestibular ou em um concurso público, outros desejam apenas manter a saúde e a harmonia na família.

Seja lá qual for a intenção do ritual, o mais importante, como já foi dito no post anterior, é a intenção que se coloca no ritual. Toda a força de vontade deve ser direcionada para o ritual, a intenção da pessoa deve ser o combustível do rito, e não a vela, o incenso, ou seja lá o que for utilizado. Fazer um ritual apenas por fazer ou por tradição não vai surtir efeito algum. 
    
Em seguida, alguns materiais podem ser necessários. Tipicamente, velas e incensos são os materiais mais comuns, por representarem os elementos fogo e ar, respectivamente, e por serem bons condutores de energia. Velas são bastante utilizadas para energizar cristais, e incensos também são ótimos para purificar ambientes e objetos, como a defumação. Pedras e cristais também são muito bons, sobretudo se estiverem relacionados ao intento da pessoa que realiza o ritual. 

Eu já mencionei no post anterior as cores, objetos, aromas, velas e cristais mais apropriados para cada intento, então aproveita pra dar uma olhada nesse artigo!

Com os materiais e o intento em mãos, é hora da mágica propriamente dita. Conforme também já foi relatado no post anterior, o mais importante durante a realização do ritual é transmitir todo o seu intento ao universo, para que ele possa saber o que você deseja e comece a trabalhar para realizar os seus desejos. Lembre-se sempre que o ritual é o meio através do qual você irá passar sua mensagem ao universo (como se fosse um telefone), se você passar a mensagem de forma errada ou sem vontade alguma, o universo não vai entender o que você quer. 

O ritual de ano-novo a seguir será aquele que vou realizar no dia 31 de dezembro, e foi retirado do livro O Anuário da Grande Mãe, de Mirella Faur (Editora Alfabeto). É um ritual simples e que não requer materiais muito caros ou elaborados. Para a felicidade geral do bruxedo, a passagem do dia 31 de dezembro de 2021 para o dia 1º de janeiro de 2022 se passará em uma Lua Negra, a melhor lua para se renovar as energias e afastar a negatividade. Então, vamos aproveitar!

Materiais:

- Flores e frutas de sua preferência
- Incenso (de acordo com o seu intento)
- Cristal (de acordo com o seu intento)
- Imagem de alguma divindade relacionada ao seu intento (opcional)
- Vela prateada (ou vela branca com purpurina)
- Óleo essencial de jasmim

Arrume um cantinho qualquer para fazer um pequeno altar. Monte uma cesta ou um prato com flores e frutas de sua preferência, acenda um ou mais incensos, e deixe por perto algum cristal purificado e  energizado (ensinei de forma geral como purificar e energizar cristais no post anterior). Se quiser realizar o ritual em honra a alguma divindade, pode deixar uma imagem dela também. 

Pegue a vela prateada ou branca com purpurina em suas mãos, e segurando-a firmemente, pense em tudo o que você deseja no novo ano: seus desejos, projetos, anseios e aspirações. Pense também em tudo o que você gostaria de fazer para se tornar uma pessoa melhor. Não pense apenas no querer, pense também no dever. Esta é a parte mais importante do ritual, deve-se colocar bastante força na intenção, imagine que seus desejos e pensamentos se materializam no mundo físico e passam para a vela, como se esta fosse o condutor de todos os seus desejos.

Em seguida, unte a vela com algumas gotas de óleo essencial de jasmim - eu gosto de untar as velas com o meu óleo de consagração, próprio dos rituais de bruxaria (basicamente, é um óleo mineral ou azeite de oliva com pétalas trituradas de rosa branca, um pedaço de canela em pau, um ramo de alecrim, e algumas gotas de essência de jasmim. Deve-se misturar tudo e deixar num pote fechado em um lugar escuro por uma semana. Prefira fazer numa Lua Cheia). Faça a unção do meio para o pavio, e depois do meio para a base da vela. Mantenha o intento durante a unção. 

Acenda a vela e erga-a para os céus, invocando alguma divindade ou apenas pedindo ao universo para que realize os seus desejos. Invoque os poderes da Lua Negra, uma lua de renovação, para que o novo entre em sua vida e o auxilie a conquistar seus objetivos. No livro de Mirella Faur, há uma recitação muito bonita, mas não precisa se ater tanto ao que é falado. Como já disse inúmeras vezes, o importante é a intenção.

Deixe a vela queimar até o final em seu altar. Não a apague antes de ela terminar, pois ela representa seu intento, e apagá-la antes do fim simbolicamente representa seus desejos se apagando. Por isso, só faça este ritual em um horário em que você ficará o tempo todo em casa. Desnecessário lembrar, nunca saia de casa ou durma enquanto uma vela estiver acesa!

E nos próximos posts, mais dicas de rituais bacanas para os mais diversos intentos!

Blessed be! 

E Feliz 2022 a todos!

0 comments:

Postar um comentário