DIÁRIO DA BRUXA

Wicca, Bruxaria e Neopaganismo

sábado, 1 de janeiro de 2022

1º DE JANEIRO DE 2022 - DICAS DO DIA!

 


Lua Minguante (balsâmica) (Lua Negra)
Em Sagitário: até as 05:15 horas
Em Capricórnio: a partir das 20:02 horas

Lua Fora de Curso (LFC): das 05:15 às 20:02 horas

Sol em Capricórnio
Mercúrio em Capricórnio
Vênus em Capricórnio (retrógrado)
Marte em Sagitário
Júpiter em Peixes
Saturno em Aquário
Urano em Touro (retrógrado)
Netuno em Peixes
Plutão em Capricórnio

Aspectos Importantes:
Lua em Quadratura com Netuno - das 03:40 às 06:50 horas
Lua em Sêxtil com Júpiter - das 19:36 às 22:48 horas

Excelente dia para:
- Jogar fora o que não nos serve mais
- Abrir espaço para o novo
- Meditar e refletir

Dia ruim para:
- Gastar dinheiro
- Começar novos relacionamentos
- Iniciar projetos importantes

E finalmente, chegamos em 2022!

Nosso novo ano se inicia com a bênção de uma Lua Minguante em seu aspecto balsâmico, curador e renovador, ideal para nos regenerarmos das dores de 2021 e abrirmos espaço para todas as coisas boas que virão.

Mais do que isso, a Lua inaugural de 2022 é uma Lua Negra, aquele aspecto da Lua Minguante que surge cerca de três dias antes da Lua Nova. Este estágio é o mais perfeito em termos de cura da alma, ideal para todos aqueles que desejam desesperadamente se livrar das coisas ruins que possam ter permanecido.

Não é um momento propício para se iniciar coisa alguma - deixe o início para a próxima Lua Nova. Ao invés disso, concentre-se em se curar, em meditar, em ficar paradinho, sem tomar decisões importantes. Imagine que você está em uma piscina. Ao invés de nadar, fique de barriga para cima e apenas boie. Relaxe, e deixe que as coisas aconteçam. Salvo, é claro, as coisas que necessitem de ações realmente urgentes e inadiáveis. Do contrário, apenas deixe que as coisas aconteçam.

Dê uma ajeitada em sua casa (caso não tenha feito isso no final de 2021). Jogue fora ou doe aos necessitados tudo o que não lhe serve mais. Termine aquele relacionamento que você vem empurrando com a barriga há meses. Corte relações com aquele amigo ou parente insuportável que não faz a menor questão da sua presença. Chore à vontade pelos relacionamentos e planos que não deram certo. Coma um chocolate bem grande. Compre um presentinho pra você, se não for um gasto que lhe fará falta mais tarde. Preserve-se para poder voltar limpo, curado e regenerado na semana que está prestes a se iniciar.

Tenha cuidados especiais com os relacionamentos amorosos, pois Vênus está retrógrado em Capricórnio - sentimentos de desapego podem surgir, o que pode gerar insegurança. Há um grande risco de términos nesta fase, então, se as coisas andam ruins, mas ainda há chances de se acertarem, melhor deixarem as brigas e picuinhas de lado e se concentrarem no amor que sentem um pelo outro.

Urano retrógado em Touro chama a atenção para evitar gastos desnecessários. Evite o supérfluo, para não passar apertos. Surpresas desagradáveis na área financeira podem surgir. Seja um pouco mais mão-de-vaca até sair desta crise (o que vai ocorrer lá pelo dia 19).

Netuno está em seu signo natal, Peixes, estimulando o otimismo, a retomada dos sonhos, a volta do romantismo e do companheirismo. Planos antigos podem ganhar nova força, mas, como já dito, não é bom concretizar nada agora. Trace suas metas de vida, planeje tudo com calma, e espere um momento mais favorável para botar a mão na massa.

Como todo bom sábado, hoje seria um bom dia para fazer um ritualzinho de banimento das coisas ruins, já que é o dia de Saturno, planeta da ambição, da proteção passiva, da perseguição implacável pelos objetivos. Eu, no entanto, não aconselho a fazer nenhum ritual deste tipo hoje. Primeiro, porque, apesar do aspecto da Lua Negra ser extremamente favorável, o signo de Sagitário, onde a Lua vai estar na maior parte do dia de hoje, não é o melhor para tal tipo de banimento. E segundo, a Lua vai estar fora de curso (LFC) durante praticamente o dia todo.

Eu sugiro esperar um momento mais favorável no céu para fazer este tipo de ritual. Se mesmo assim você quiser fazer, aconselho a fazer entre o horário das 20:30 e das 21:30 horas, que é o horário noturno de Saturno no sábado e está fora do horário da LFC. 

(Atenção: No post anterior, eu mencionei que os horários dos planetas podem variar de acordo com o país e a região onde a pessoa mora. Para saber mais a respeito dos horários dos planetas, leia este artigo). 

E quanto às divindades, não é dia de homenagear ninguém hoje? É claro que é!



Moiras

Hoje comemora-se o dia das Moiras, as deusas gregas do destino, equivalentes às Nornes da mitologia nórdica. Em sua versão romana (lembrando que todo deus da mitologia grega tem um nome em versão romana), elas são chamadas de Parcas, e parecem ser mais famosas por este nome. 

Seus nomes são Cloto, Láquesis, e Átropos. Elas são filhas de Nix, a deusa grega da noite, que as concebeu sozinha. 

Cloto é a responsável por tecer o fio da vida de cada ser humano da Terra, utilizando a Roda da Fortuna como tear. Por simbolizar o nascimento do ser humano, tecendo o fio da vida desde o seu início, é muito cultuada como uma deusa dos partos, ao lado de Ártemis e Hécate. 

Láquesis cuida da extensão do fio para ele não embaralhar, enrolando-o e entregando-o a Átropos. Era ela quem sorteava a sorte ou o azar para cada etapa da vida de uma pessoa. Algumas versões de sua história dizem que ela trabalhava ao lado de outros deuses da fortuna, como Tique, Pluto e Moros. 

Átropos é quem corta o fio com uma tesoura quando a pessoa está prestes a morrer. Por isso, também era amplamente cultuada como uma deusa da morte, ao lado de Tânatos. 

É dito que nem mesmo Zeus, o todo poderoso deus do Olimpo, era capaz de mudar ou de interferir no destino traçado pelas Moiras para cada pessoa. 

A Roda da Fortuna, tear utilizado por Cloto para tecer o fio da vida, também é uma carta dos 22 arcanos maiores do tarot. Ela representa o acaso da vida, ao mesmo tempo simboliza tanto a sorte como o azar, os reveses da vida, nos mostrando que viver pode tanto ser bom como ruim, simbolizado pelo movimento giratório que ora nos coloca lá em cima, ora nos põe lá embaixo. 



Zeus e Hera

Hoje também é dia de homenagear os deuses-reis do Olimpo: Zeus e Hera. 

Zeus (Júpiter, na versão romana) e Hera (Juno) eram filhos dos Titãs Cronos (Saturno) e Réia (Cibele). Cronos tinha o péssimo hábito de devorar seus filhos assim que nasciam, por isso Réia, para salvar Zeus, deu uma pedra embrulhada a Cronos no lugar de seu filho recém-nascido. Zeus casou-se com a própria irmã, Hera, e tiveram três filhos legítimos: Ares (Marte), Hebe (Juventas), e Hefesto (Vulcano). 

Zeus é cultuado como o deus dos trovões e da força, e é famoso pelas inúmeras puladas de cerca que deu durante o casamento com Hera, concebendo uma infinidade de filhos bastardos tanto com mulheres mortais quanto com deusas. O mais famoso deles é o semideus Héracles (Hércules), filho da mortal Alcmena, que segundo as lendas possuía uma enorme força física e cumpriu doze tarefas dificílimas para se redimir do terrível pecado de ter matado sua própria família, os famosos doze trabalhos de Hércules. 

Já Hera era cultuada como a deusa dos casamentos, o que faz sentido, afinal era ciumentíssima e se enfurecia cada vez que descobria uma traição do marido. Vivia lançando maldições sobre os filhos bastardos de Zeus, ganhando fama de ser uma deusa extremamente rancorosa. O pavão sempre foi considerado seu símbolo, representando tanto a beleza como a vaidade. 

Estas são as principais divindades do dia de hoje. Para quem quiser mais informações acerca do assunto, sugiro ler o maravilhoso O Anuário da Grande Mãe, de Mirella Faur (Editora Alfabeto). É um livro belíssimo com muitas informações sobre rituais e divindades para cada dia do ano. Aliás, planejo fazer um post sobre este livro em breve!

E fiquem de olho, pois em 2022 farei posts diários com muitas dicas bacanas!

Blessed be, e que 2022 seja um ano maravilhoso para todos nós!

0 comments:

Postar um comentário